Ferramentas Pessoais
Seções

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação





Página Inicial escritorios_regionais Escritórios Regionais

Escritórios Regionais

Escritório Regional do Espírito Santo

 

 No ano em que o DIEESE completava 30 anos e já com o oito representações regionais instaladas no país, foi aprovada a criação do Escritório Regional do Espírito Santo. Isso ocorreu em Porto Alegre, em 23 de abril de 1985, durante a realização de uma Assembléia Geral Nacional de Sócios DIEESE.

Nesta época, haviam no estado apenas oito sindicatos filiados ao DIEESE, entre os quais, Bancários (desde 1972), Jornalistas, Médicos, Papel e Celulose, Professores, Ferroviários, Portuários e Trabalhadores Rurais de Mucurici. Todos tiveram um importante papel para a abertura do Escritório Regional no Espírito Santo.

Enquanto a Direção Sindical Regional eleita trabalhava para buscar novas filiações e estruturar o DIEESE no estado, o atendimento aos sócios era feito pela equipe do Escritório Nacional, em São Paulo.

A primeira supervisora do escritório foi Maria Helena Signorelli, que permaneceu no cargo entre 1987 e 1989. Após sua saída, Sandra Pin Bortolon assumiu o Escritório Regional. No intervalo entre uma e outra, a supervisão ficou a cargo de Luiz Julian Quintana Marin, que havia sido supervisor do Escritório Regional do Ceará. Em 1993, por um período de quatro meses, Regina Coeli Moreira Camargos, técnica da subseção do DIEESE no Sindicato dos Bancários, acumulou a supervisão do escritório.

A primeira sede do DIEESE foi instalada no Sindicato dos Bancários, passando depois por outras entidades - Alimentação de Vila Velha, Metalúrgicos e Comerciários do Espírito Santo.

Apesar de uma ter uma equipe reduzida, o DIEESE tem uma presença permanente na imprensa local, tanto na divulgação dos dados da cesta básica, calculada desde outubro de 1988, quanto na análise socioeconômica e setorial.

Clique aqui.

Ações do documento