Ferramentas Pessoais
Seções

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação





Página Inicial escritorios_regionais Escritórios Regionais

Escritórios Regionais

Escritório Regional de Minas Gerais



A fundação do Escritório Regional do DIEESE em Minas Gerais se deu em um período de grande efervescência sindical e política no país. No segundo semestre de 1977, tiveram início as campanhas pela reposição das perdas salariais decorrentes da manipulação dos índices oficiais de inflação em 1973.

Em 5 de março de 1978, 10 sindicatos mineiros filiados ao DIEESE deliberaram pela criação de uma "sucursal" do Departamento, elegendo uma diretoria provisória composta pelos sindicatos dos Jornalistas, Bancários, Petroleiros, Metalúrgicos de Belo Horizonte e Contagem e Telefônicos (Sinttel).

Após 21 meses de funcionamento em caráter provisório, em 30 de novembro de 1979, uma Assembléia Geral Nacional de Sócios do DIEESE aprovou, formalmente, a criação do ER MG. A expansão do Escritório deu-se com a filiação de novos sindicatos e com a abertura de diversas subseções nos sindicatos dos Metalúrgicos de João Monlevade, Ipatinga, Belo Horizonte e Contagem, de Timóteo e Cel. Fabriciano e no Departamento Profissional Metalúrgicos da CNTI, no STE de Telecomunicação, STI Celulose de Belo Oriente, Sind. Bancários de BH e Bancários de Juiz de Fora, FTI Extrativas de MG, Sindicato Único dos Trabalhadores, Ensino de Minas Gerais (Sindute), Eletricitários (Sindieletro).

Em 1983, iniciaram-se as negociações para implantação da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) em Belo Horizonte, longo processo que só se concluiu em meados da década seguinte. Em dezembro de 1995, foram divulgados os primeiros resultados da pesquisa, que é realizada até hoje.

O Escritório Regional de Minas Gerais teve os seguintes supervisores técnicos: Virgílio Guimarães de Paula (1978 a 1981), Carlindo P. Rodrigues de Oliveira (1981 a 1990), Otávio Silva Camargo (1990 a 1991), Frederico Luiz Barbosa de Melo (1991 a 2001) e Maria de Fátima Lage Guerra (a partir de 2001 ).

Desde sua fundação o ER MG esteve sediado nas seguintes entidades sindicais: Jornalistas de MG, Bancários de BH e Região, Metalúrgicos de BH e Contagem, Telecomunicações de MG e Federação dos Metalúrgicos de MG, aonde se encontra atualmente.

Clique aqui.

Ações do documento