Ferramentas Pessoais
Seções

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação





Página Inicial escritorios_regionais Escritórios Regionais

Escritórios Regionais

Escritório Regional de Santa Catarina

 

 

 

O Escritório Regional de Santa Catarina foi formalmente fundado na Assembléia Nacional de Sócios do DIEESE, ocorrida em 26 de novembro de 1981.

 

Antes disso, várias discussões a respeito da criação do DIEESE em Santa Catarina vinham ocorrendo, especialmente no início dos anos 70, quando era forte o peso da ditadura sobre a sociedade. Era um período em que a força do movimento sindical de Santa Catarina estava nas federações.

 

A Fecesc (Federação dos Trabalhadores no Comércio no Estado), que encabeçava a proposta de criar um Escritório do DIEESE em Santa Catarina, mais a Federação dos Metalúrgicos, o Sindicato dos Comerciários de Criciúma, o Sindicato dos Metalúrgicos de Timbó, o Sindicato dos Bancários de Joinville e o Sindicato de Energia Termelétrica de Tubarão criaram então uma comissão provisória para discutir a implantação do DIEESE.

 

A primeira direção regional do DIEESE em Santa Catarina, eleita em novembro de 1981, foi composta pelas seguintes entidades: FT Construção e no Mobiliário de Santa Catarina, FT Comércio no Estado de Santa Catarina, FTI Metalúrgicas de Santa Catarina. Como suplentes ficaram STI Metalúrgicas de Jaraguá do Sul, SE Comércio de Blumenau, STI Energia Elétrica de Tubarão.

 

Durante 25 anos de atuação, o ER SC teve apenas dois supervisores: Afrânio Tadeu Boppré (1984 a 1992) e José Álvaro de Lima Cardoso (desde 1992 ).

 

A primeira subseção foi instalada nos Eletricitários de Florianópolis, em 1987, onde permanece até hoje. Funcionaram subseções também no Sindicato dos Bancários, Fetiesc (FT Indústrias de Santa Catarina) e Sintae (STI Purificação e Distribuição de Água de Santa Catarina).

 

Clique aqui.

Ações do documento