Ferramentas Pessoais
Seções

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação





Página Inicial dieese_50_anos Exposição Dieese 50 anos

Exposição Dieese 50 anos

2005 - Exposição Dieese 50 anos



Trabalhadores brasileiros e suas lutas são exemplos de dignidade e conduta coletiva, ao longo dos mais de 500 anos da história do país. Acentuadamente, com o fim da ditadura do Estado Novo, em 1945, diferentes categorias começam a perceber que a condução econômica do país oscilava entre o liberalismo e o nacional-desenvolvimentismo, tendo este último prevalecido na orientação dos governos de então.

Nesse período, o movimento sindical organizou-se dentro de uma estrutura além do modelo vertical e controlado pelo Estado, determinado pela legislação. Vez por outra, eram empreendidas iniciativas que, através de estruturas paralelas, possibilitavam o fortalecimento e o amadurecimento das organizações de trabalhadores.

Entre 1950 e 1955 houve, em São Paulo , uma intensificação da atividade grevista, e a conjuntura econômica mesclava crescimento e inflação. Nas negociações coletivas de trabalho, os sindicatos desconfiavam dos números apresentados pelo governo no que se referia, principalmente, aos preços. Nesse contexto, surge o DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, como fonte real de medições dos índices que mais interessavam à classe trabalhadora.

A Exposição dos 50 Anos do DIEESE reflete, de forma breve, a trajetória da instituição, e, por meio dela, a história do trabalho no Brasil, apontando os principais acontecimentos políticos e econômicos, bem como os momentos significativos, que, sem dúvida, integram a história do país.

Ações do documento