Ferramentas Pessoais
Seções

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação





Anos 70

 

1970
Realização do 4º Congresso da CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria) em Brasília, do qual o DIEESE participa com informes sobre reforma agrária, importação, exportação, abastecimento, produção, transporte e consumo.

1971
Realização do Seminário sobre Política Salarial, com presença de membro do Conselho Nacional de Política Salarial (CNPS). No evento, o DIEESE expõe os princípios que regem a política de salários da época e aponta as falhas constantes na aplicação prática desses princípios. Também é discutida a importância de o movimento sindical conhecer os assuntos tratados no CNPS.

1972
A inflação oficial atinge 16,4%, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas. Para o DIEESE, a inflação está na casa dos 21%.

1972
Segundo levantamentos realizados pelo DIEESE, apesar da alta taxa de crescimento econômico – 11,7% –, a renda dos assalariados é apenas 6% superior à apurada no ano de 1964.

1972
Georges Spyropoulos, subdiretor do Instituto Internacional de Estudos do Trabalho da OIT (Organização Internacional do Trabalho) visita o DIEESE.

1973
A inflação, pelos índices oficiais, atinge 15%, resultado desmentido pelo índice do DIEESE, que mostra uma inflação de 26,1%.

1973
Publicação do Estudos Sócio-Econômicos n o 1 – Nível Alimentar da População Trabalhadora da Cidade de São Paulo , em que o DIEESE divulga os resultados da Pesquisa de Padrão de Vida de 1969/1970.

1973
Em maio, mudança da sede para o Sindicato dos Marceneiros de São Paulo, na Rua das Carmelitas, 149, São Paulo (SP).

1975
Publicação do Informe Estatístico, que circularia entre fevereiro de 1975 e dezembro de 1981.

1975
Lançamento do estudo 10 Anos de Política Salarial, análise do DIEESE sobre a política salarial implementada desde a instauração do regime militar.

1977
O DIEESE denuncia a manipulação do índice oficial de inflação do ano de 1973. Tem suas informações reconhecidas como verdadeiras pelo Banco Mundial. Uma ação do movimento sindical e da oposição ao regime militar abre extensa discussão em torno do assunto, desdobrando-se em uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), instalada na Câmara Federal. A denúncia é publicada em todos os principais jornais do país.

1979
Publicação do Balanço Anual das Greves.

DIEESE antecipa a comemoração dos 25 anos com a realização de seminário sobre produtividade e campanha salarial.

Ações do documento