Ferramentas Pessoais
Seções

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação





Anos 90

 

1990
Criação do Programa de Capacitação para Negociação (PCN). São c riados kits para instrumentalização do programa, com material básico para o desenvolvimento dos cursos de formação.

1991
Participação do DIEESE na Comissão Técnica do Salário Mínimo, entre dezembro de 1991 e março de 1992, ao lado do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e da Fipe/USP (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo).

1992
Adaptação e inclusão dos acordos do setor privado em sistema desenvolvido pelo DIEESE para acompanhamento dos acordos coletivos das empresas estatais.

1992
Campanha SOS Salário Mínimo é coordenada pelo DIEESE. Seu objetivo é recolher assinaturas para um projeto que defenda um salário digno. 

1992
Expansão da PED para as regiões metropolitanas de Brasília e Porto Alegre.

1993
Reconhecimento, pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), da metodologia da PED.

1993
Constituição da Comissão de Valorização do Trabalho e Emprego (CVTE) com representantes das centrais sindicais, sob a coordenação do DIEESE, com o objetivo de discutir o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP) e o Programa de Apoio à Capacitação Tecnológica da Indústria (Pacti).

1993
Implantação do Sacc-DIEESE (Sistema de Acompanhamento de Contratações Coletivas do DIEESE), com o objetivo de reunir informações sobre contratos coletivos de trabalho.

1994
Realização do primeiro Programa de Capacitação de Dirigentes e Assessores Sindicais (PCDA), com o objetivo de capacitar dirigentes e assessores sindicais.

1994
Expansão da PED para a região metropolitana de Curitiba, onde é divulgada até agosto de 1997.

1994
Com apoio da OIT/IPEC (Organização Internacional do Trabalho (escritório Brasil) / Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil ) e do Unicef, o DIEESE realiza levantamento sobre o trabalho infantil em Franca, interior de São Paulo, para atender demanda do Sindicato dos Sapateiros daquele município.

1995
O DIEESE completa 40 anos, promove seminário e lança três publicações: Anuário dos Trabalhadores Trabalho e Reestruturação Produtiva – 10 Anos de Linha de Produção e a Pesquisa DIEESE nº 11, sobre “Desigualdade e Concentração de Renda no Brasil”. A comemoração é coroada com o seminário sobre o tema “Distribuição de Renda, Emprego e Produtividade: Desafios para a Ação Sindical”.

1995
Criação da Secretaria de Projetos, com o objetivo de captar recursos extra-sindicais para a preservação da qualidade do trabalho da entidade.

1996
Expansão da PED para a região metropolitana de Belo Horizonte.

1996
Criação do site do DIEESE na internet.

1997
Incorporação da questão de gênero na temática de pesquisas do DIEESE, em parceria com o Fundo de Eqüidade de Gênero, entidade do Canadá.

1997
Participação do DIEESE na elaboração de material didático utilizado no Programa Integrar.

1997
Criação do Observatório Social, para análise e pesquisa do comportamento de empresas multinacionais, nacionais e estatais, em relação aos direitos fundamentais dos trabalhadores.

1997
Expansão da PED para a região metropolitana de Salvador (BA).

1997
Desenvolvimento de projetos de pesquisa e formação técnica sobre emprego, mercado de trabalho e desenvolvimento tecnológico em parceria com o Cesit (Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho, da Unicamp), com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

1998
Expansão da PED para as regiões metropolitanas de Recife (PE) e Belém (PA).

1998
O DIEESE intensifica a produção de projetos e pesquisas. Além do Mapa das Questões de Gênero , produz o Mapa da População Negra no Mercado de Trabalho , apoiado pela AFL-CIO e Inspir (Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial).

Ações do documento