Ferramentas Pessoais
Seções

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação





Página Inicial escritorios_regionais Escritórios Regionais

Escritórios Regionais

Escritório Regional do Distrito Federal

 

 A criação do Escritório Regional no Distrito Federal começou a ser articulada em 1977, por iniciativa do Sindicato dos Jornalistas, o primeiro sócio do DIEESE em Brasília. Depois vieram as filiações dos Bancários, da Construção Civil e dos Comerciários do DF. Todos permanecem até hoje no quadro de associados do DIEESE.

A criação do Escritório Regional do Distrito Federal foi aprovada na Assembléia Geral Nacional de Sócios do DIEESE, realizada em 26 de novembro de 1981. Em 18 de março de 1982 é eleita a primeira direção sindical regional composta pela Associação dos Sociólogos, pelo Sindicato dos Bancários e Sindicato dos Comerciários. Como suplentes ficaram a Associação dos Economistas, o Sindicato dos Médicos e o Sindicato dos. Jornalistas.

Apesar de ter sido criado em 1981, vários anos se passaram até que o ER DF fosse definitivamente instalado. A primeira sede do Escritório funcionou no Sindicato da Construção Civil. No início de 2001, mudou-se para a atual sede, localizada no Sindicato dos Bancários.

O Escritório Regional teve como supervisores: Márcio Pochman (1985 a 1989), Cássio Calvete (1989 a 1991), Rosane Maia (1991 a 1999), Lilian Marques (1999 a 2006) e Clóvis Scherer (a partir de 2006).

O DIEESE já teve subseções nas seguintes entidades: Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa), Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), Fittel (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações), Anabb (Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil) e Sindicato dos Rodoviários. Atualmente, são mantidas subseções no Sindicato dos Bancários, na CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria) e na Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal).

Desde 1991, o DIEESE e a Fundação Seade mantêm convênio com o Governo do Distrito Federal para a realização da Pesquisa de Emprego e Desemprego no DF. Os resultados passaram a ser divulgados em 1992.

Clique aqui.

Ações do documento