Ferramentas Pessoais
Seções

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação





Página Inicial escritorios_regionais Escritórios Regionais

Escritórios Regionais

Escritório Regional de Pará



A fundação do Escritório Regional do DIEESE no Pará ocorreu em 30 de março de 1986, durante Assembléia Geral Nacional de Sócios do Departamento. Estava presente, Raimundo Gomes, então presidente do Sindicato dos Petroleiros do Pará, responsável pela articulação da instalação do DIEESE na região.

Gomes conheceu o DIEESE quando participava de numa negociação nacional dos petroleiros no Rio de Janeiro e Walter Barelli, então diretor técnico do DIEESE do Departamento, assessorava a bancada dos trabalhadores.

Pensando em contribuir para o avanço do movimento sindical do Pará, Raimundo convidou Barelli para realizar palestra para os dirigentes sindicais da região. Na ocasião foram explicitados os trabalhos desenvolvidos pelo Departamento, a importância para a entidade em ter uma representação na região Norte do país e também as condições necessárias para que isso viesse a ocorrer.

O Sindicato dos Petroleiros contou com o apoio de um assessor da Federação dos Trabalhadores das Indústrias, Roberto de Sena Bentes, e num prazo de seis meses, foram filiadas 20 entidades sindicais e garantida a instalação do Escritório Regional.

Desde então, Sena é o supervisor técnico do Escritório Regional do DIEESE, cuja sede fica no prédio da Federação das Indústrias.

A primeira direção regional foi composta por FTICCMPA (Federação dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e Mobiliário), pela Fetipa (Federação dos Trabalhadores das Indústrias) e pelo STI Gráficas. Como suplentes ficaram Sindecon (Sindicato dos Economistas), STI Metalúrgicos e Sindicato dos Médicos.

Em 1986, o DIEESE assinou um convênio com o governo do Estado do Pará para a realização da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) na Região Metropolitana de Belém. A pesquisa foi realizada durante 12 anos e se encerrou em 1998.

O DIEESE Pará tem grande reconhecimento da sociedade local durante esses 21 anos de atuação. Em razão disso, além da assessoria às entidades sindicais sócias, o Escritório representa os trabalhadores em vários fóruns, entre eles: Conselho Municipal de Transporte de Belém, Fórum para Erradicação do Trabalho Infantil, Fórum para erradicação do Trabalho Escravo e Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará.

Clique aqui.

Ações do documento