Ferramentas Pessoais
Seções

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação





Página Inicial escritorios_regionais Escritórios Regionais

Escritórios Regionais

Escritório Regional de Pernambuco

 

 

 

O final dos anos 70 foi um período de grande efervescência do movimento sindical dos trabalhadores rurais de Pernambuco, particularmente da zona canavieira, com greves gerais em 1979, 1980 e 1981. Nesse momento surgiam novas direções em alguns sindicatos urbanos e havia também um movimento de renovação dos economistas.

 

Numa dinâmica nacional de fortalecimento e expansão do papel do DIEESE, ocorreu uma mobilização sem precedentes de movimentos sociais e direções sindicais no Estado. Na área urbana, a articulação sindical foi desenvolvida por Raimundo Ananias, presidente do Sindicato dos Securitários e, na área rural, a Fetape era o pólo irradiador da proposta de filiação de novos sindicatos.

 

Em 26 de março de 1981, 11 entidades sócias do DIEESE realizaram uma assembléia com o objetivo de instalar um Escritório Regional Provisório. A criação do Escritório foi aprovada e uma direção provisória eleita, composta pelo ST Rurais de Rio Formoso, ST Rurais de Nazaré da Mata, Fetape, Sindicato dos Securitários, dos Metalúrgicos e dos Gráficos. Em 26 de novembro de 1981, foi aprovada a implantação do DIEESE em Pernambuco.

 

O DIEESE funcionou nos Securitários até o início dos anos 90, quando se mudou para as dependências do Sindicato dos Bancários. Em 2000, o Escritório transfere sua sede para fora de instalações pertencentes ao movimento sindical, onde permanece até hoje.

 

O DIEESE teve duas subseções. Uma delas funcionou no Sindicato dos Bancários e a outra, uma subseção coletiva, no Fórum dos Servidores Públicos Estaduais da CUT, ambas fechadas atualmente.

 

Em 1990, o Governo do Estado de Pernambuco aprovou a realização da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) na Região Metropolitana de Recife. Infelizmente a alternância de governo, em 1991, suspendeu a divulgação dos resultados da pesquisa e impediu sua continuidade . Apenas no final de 1996, com a substituição do governo anterior, a PED foi retomada. Os resultados da pesquisa passaram a ser divulgados regularmente a partir de 1998.

 

Desde que passou a funcionar, em 1981, o ER PE teve os seguintes supervisores: Reginaldo Muniz Barreto, Rodolfo Guimarães, Francisco José de Oliveira e Jackeline Teixeira Natal.

 

Clique aqui.

Ações do documento