Ferramentas Pessoais
Seções

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação





Página Inicial escritorios_regionais Escritórios Regionais

Escritórios Regionais

Escritório Regional de Paraná



O início da década de 80 foi um momento de expansão do DIEESE. O Escritório Regional do Paraná foi criado juntamente com outras três unidades do Departamento - Recife, Florianópolis e Brasília - em 26 de novembro de 1981 - em Assembléia Geral Nacional dos Sócios do DIEESE, realizada em São Paulo.

Começou a funcionar em outubro de 1982, na Fetaep (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), onde permaneceu por dois anos. Mudou-se então para o prédio do Sindicato dos Bancários de Curitiba. Em 1990 transferiu-se para o Sindicato dos Artistas. A partir de 1993 instalou-se em outros locais, fora de entidades sindicais.

Everlindo Henklein foi o primeiro supervisor técnico do Escritório. Em 1984, a equipe foi ampliada por meio de um convênio com a Secretaria Estadual da Agricultura. Clemente Ganz Lúcio assumiu a função de supervisor técnico permanecendo até 1990, quando foi convidado a integrar a direção técnica do DIEESE, coordenando os escritórios regionais. Nelson Karam tornou-se o novo supervisor, permanecendo até 1994. Desde então Cid Cordeiro Silva, que já trabalhava no DIEESE desde a fundação do ER Paraná, é o responsável pelo escritório.

Em meados dos anos 80, o DIEESE começou a expandir suas atividades no estado e subseções foram abertas na Federação dos Bancários, Sindicato dos Bancários, Petroleiros, Motoristas, Engenheiros, Professores da Rede Estadual de Ensino, Urbanitários e Servidores Públicos Municipais de Londrina. No início dos anos 2000, por razões financeiras, todas as subseções tiveram suas atividades encerradas.

Em dezembro de 1994, iniciou-se a coleta de dados para a Pesquisa de Emprego e Desemprego - PED - na Região Metropolitana de Curitiba. Em janeiro de 1997, a pesquisa foi interrompida por decisão da direção do DIEESE, que não aceitou a condição imposta pelo governo estadual da época de coletar os dados e não divulgá-los.

Com o fim da PED, o ER ampliou a sua ação, passando a divulgar análises sobre o mercado de trabalho formal, a partir dos dados do Caged e da Rais e divulgações sobre indicadores econômicos e da economia regional, tais como, da indústria, do comércio e tarifas públicas, tornando-se uma referência sobre os mais diversos assuntos.

Clique aqui.

Ações do documento