Ferramentas Pessoais
Seções

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação





DIEESE 40 Anos

1995 - 40 anos do Dieese


O ano de 1995 foi marcado pelo aniversário de 40 anos da fundação do DIEESE. Para lembrar a data foram realizados vários eventos ao longo do ano.

Foram lançadas simultaneamente em todo o país novas publicações:

•  Em fevereiro, foi lançado o Anuário dos Trabalhadores 1994, destacando os dados do mercado de trabalho no Brasil e no mundo, com ênfase nos indicadores de desemprego, um dos mais graves problemas em nível mundial;

•  No mês de março, saiu o livro “Trabalho e Reestruturação Produtiva – 10 anos de Linha de Produção”, que sintetiza o esforço de reflexão sobre as mudanças do mundo do trabalho, descrevendo a trajetória do debate e da ação sindical através de 78 artigos escritos desde 1983 e editados na seção Linha de Produção do Boletim DIEESE;

•  Em setembro, foi publicado o Pesquisa DIEESE n o 11, “Desigualdade e Concentração de Renda no Brasil”, abordando os diferentes aspectos que fazem do país um dos que apresentam o maior grau de concentração de renda no mundo.

Neste ano também foram realizadas várias atividades de treinamento e reciclagem da equipe do DIEESE, das quais participaram dirigentes e assessores sindicais, buscando atualizar e trazer novos conhecimentos para enfrentar os desafios colocados pelas mudanças que ocorrem no Brasil e no mundo.

Entre estas atividades, realizadas ao longo do segundo semestre, destaca-se a continuidade da programação do I Programa de Capacitação de Dirigentes e Assessores Sindicais em Qualidade e Produtividade – PCDA, que contou com a participação de cem dirigentes e assessores no programa de cursos, visitas a grandes empresas no Brasil e missões a países que lideram o movimento sindical mundial de reestruturação produtiva.

O ponto culminante das comemorações foi a realização do “Seminário Distribuição de Renda, Emprego e Produtividade – Desafios para a Ação Sindical”, nos dias 7 e 8 de dezembro, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e da “Sessão Solene Comemorativa dos 40 anos do DIEESE”.

O Seminário contou com a participação de representantes das centrais sindicais: CUT – Central Única dos Trabalhadores, CGT – Confederação Geral dos Trabalhadores e Força Sindical, de representantes dos governos federal e estadual, empresários, professores e membros do Legislativo e com um público estimado de 400 pessoas em cada um dos dois dias. Dividido em quatro painéis, o Seminário contou com os seguintes debatedores:

Dia 07/12

Painel 1 – manhã
Distribuição de renda, emprego e mercado de trabalho
Coordenação: Francisco Pereira de Sousa Filho – representante da Força Sindical, presidente da Estadual de São Paulo.
Debatedores: Miguel Rosseto, deputado federal e presidente da Subcomissão de Políticas de Emprego na Câmara Federal; Walter Barelli, Secretário de Emprego e das Relações de Trabalho do Estado de São Paulo e Antonio Funaro Filho, Delegado Regional do Trabalho de São Paulo, representante do Ministério do Trabalho.

 

Painel 2 – tarde
Distribuição de renda e políticas sociais
Coordenação: Vicente Paulo da Silva – presidente da CUT – Central Única dos Trabalhadores
Debatedores: Oded Grajew, empresário, diretor-presidente da Fundação Abrinq; Plínio de Arruda Sampaio, advogado e professor universitário; Januário Montone, representante do prefeito de Campinas (SP) e Abib Jatene, Ministro da Saúde.

Dia 08/12

Painel 1 – manhã
Distribuição de renda e produtividade
Coordenação: Francisco Canindé Pegado – presidente da CGT – Confederação Geral dos Trabalhadores

Debatedores: Luciano Coutinho, professor titular da Faculdade de Economia da UNICAMP; Roberto Nicolau Jeha, primeiro secretário da FIESP; João Carlos Alexim, diretor para o Brasil da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Eduardo Matarazzo Suplicy, senador.

Painel 2 – tarde
Distribuir renda: desafio para o país
Coordenação: José Pereira dos Santos – presidente do DIEESE
Debatedores: Adauto Pousa Ponte, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria da Fundição (ABIFA); Aloísio Mercadante, professor titular da Faculdade de Economia da UNICAMP; Cláudio Luís Froés Raeder, Secretário de Tecnologia, representante do Ministério da Ciência e Tecnologia e Nilton Sacenco Kornijezuk, representante do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo.

No mesmo local, no dia 8, foi realizada a Sessão Solene Comemorativa dos 40 Anos, com presença de antigos e atuais dirigentes do DIEESE, ex-diretores técnicos, representantes das centrais sindicais e personalidades do movimento sindical e da sociedade. As comemorações foram encerradas com uma festa , realizada no Nacional Atlético Clube, em São Paulo, SP.

Ainda, foram realizadas comemorações nos Escritórios Regionais:

•  O Escritório Regional do Rio Grande do Norte realizou em Natal, dia 16/03, coquetel para as entidades sindicais do estado, seguido de coletiva à imprensa, comemorando os 40 anos do DIEESE.

•  O Escritório Regional de Santa Catarina, promoveu em Florianópolis, dia 19/04/96, uma reunião com as entidades sindicais filiadas do estado em comemoração aos 40 anos do DIEESE e ao mesmo tempo, dos 10 anos do ER de SC.

•  O Escritório Regional da Bahia realizou uma solenidade de comemoração dos 40 anos, dia 24/11, em Salvador.

•  O Escritório Regional do Paraná promoveu em Curitiba, dia 14/12, um jantar financiado pelas entidades sindicais do estado, mercando a passagem do aniversário.

•  O Escritório Regional do Pará promoveu uma reunião com as entidades sindicais e personalidades do estado, em comemoração aos 40 anos, em Belém do Pará, dia 27/12.

No Rio Grande do Sul, por ocasião do aniversário dos 40 anos do DIEESE, a entidade foi declarada de utilidade pública pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, pela Lei n o 7758 de 10 de janeiro de 1996.

Finalmente, foi feita uma edição especial do Boletim DIEESE no mês de dezembro, com textos selecionados sobre diferentes questões de interesse do movimento sindical, abordadas ao longo destes quarenta anos e originalmente editadas nas várias publicações periódicas no DIEESE. Os textos escolhidos tratam de temas que, ainda hoje, estão na pauta de discussão dos trabalhadores, mesmo que tenham sido escritos há vinte ou trinta anos.

Ações do documento