Ferramentas Pessoais
Seções

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação





Anos 50

 

1955
Fundação do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, pelo movimento sindical, para prestar assessoria técnica aos trabalhadores, além de desenvolver atividades de pesquisa e educação nos temas relacionados ao mundo do trabalho.

1956
Eleição da primeira diretoria. Salvador Romano Losacco, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, e o cientista social José Albertino Rodrigues tornam-se, respectivamente, os primeiros presidente e diretor técnico da instituição.

1956
Realização do primeiro levantamento de dados para o cálculo da variação de preços de produtos de alimentação, em São Paulo.

1958
Realização da primeira Pesquisa de Padrão de Vida (PPV) pelo DIEESE, com a colaboração de estudantes de Ciências Sociais da USP.

1958
O cálculo do ICV-DIEESE (Índice de Custo de Vida do DIEESE) torna-se parâmetro para as negociações coletivas entre empregados e empregadores.

1958
Transferência da sede do DIEESE do Sindicato dos Bancários para o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, na Rua do Carmo, Capital.

1958
O DIEESE é reconhecido como órgão de utilidade pública, por meio da Lei Estadual nº 4.968.

1959
Início do cálculo de valor da cesta básica no município de São Paulo, a partir do custo de 13 produtos alimentícios.

Ações do documento