Ferramentas Pessoais
Seções

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação





Página Inicial escritorios_regionais Escritórios Regionais

Escritórios Regionais

Escritório Regional de Paraíba


 

Em 1987, o Sindicato dos Economistas da Paraíba coordenou um movimento, junto às demais entidades sindicais da região, sobre a importância de se criar um Escritório do DIEESE no estado. A idéia de melhorar a assessoria que se fazia ao movimento sindical na Paraíba contou com o apoio de outras entidades, em especial, o dos sindicatos de Telecomunicações, Têxteis, Construção Civil, Médicos e Bancários.

 

Para viabilizar a existência do DIEESE na Paraíba, era necessária a filiação de ao menos 20 entidades sindicais. Para conseguir isso, foi criada uma Comissão Provisória. O Sindicato dos Economistas, membro desta Comissão, disponibilizou um de seus diretores - Farid Eid - para prestar assessoria às negociações coletivas, de acordo com metodologia do DIEESE, e assim, demonstrar a importância do Departamento para o movimento sindical.

 

Em 2 de fevereiro de 1988, uma Assembléia Regional de Sócios da Paraíba aprovou a criação do Escritório Regional e elegeu a primeira direção (referendada na Assembléia Geral Nacional de Sócios de 23 de março de 1988). A direção foi composta pelas seguintes entidades: STI Fiação e Tecelagem da Paraíba, STI Purificação de Água da Paraíba e Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba. Na suplência ficaram Sindicato dos Comerciários de Campina Grande, Associação dos Servidores Públicos Municipais de Campina Grande e Sindicato dos Bancários da Paraíba

 

Nos primeiros anos de atividade, o foco dos trabalhos técnicos desenvolvidos pelo Escritório Regional eram o acompanhamento das negociações coletivas e os cálculos de perdas salariais, em função da forte aceleração inflacionária. Em relação às atividades de educação, privilegiavam-se eventos preparativos para as negociações, tais como seminários sobre negociação coletiva, matemática sindical, PLR e planejamento de campanha salarial.

 

A primeira sede do DIEESE funcionou no Sindicato dos Bancários da Paraíba. Posteriormente no Sindicato de Purificação de Água e Tratamento do Esgoto, aonde permanece até hoje.

 

Um momento importante para consolidação do DIEESE na Paraíba foi em 1998, quando é reconhecido como um órgão de utilidade pública pelo governador do Estado.

 

Os supervisores do ER PB foram: Farid Eid, depois, a partir de julho de 1989, Jorge Souza Alves, e a partir de outubro de 2002, Melquisedec Moreira da Silva.

 

Clique aqui.

Ações do documento