Ferramentas Pessoais
Seções

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação





Página Inicial escritorios_regionais Escritórios Regionais

Escritórios Regionais

Escritório Regional de Rio Grande do Sul



Entidades sindicais do Rio Grande do Sul, animadas pela importância da denúncia da manipulação dos índices inflacionários, pelo Governo Federal, nos anos 70, buscaram informações sobre o DIEESE, em São Paulo. Logo, Sindicatos dos Eletricitários, Bancários e da Federação da Alimentação tiveram a idéia de instalar um escritório no estado.

Mesmo sem ter a criação aprovada pela Assembléia de Sócios, o que viria a acontecer em 30 de novembro de 1979, o DIEESE já fazia o cálculo da Ração Essencial Mínima em Porto Alegre desde janeiro de 1977.

O DIEESE funcionava na Federação de Alimentação como um posto avançado. Possuía uma diretoria provisória que se reunia regularmente, prestava informações sobre o Departamento e sensibilizava as entidades sindicais a se filiarem, o que era necessário para a abertura de uma unidade no estado.

Cristiano Roberto Tatsch, foi o primeiro supervisor técnico, atuando entre 1983 e 1985. Foi substituído por Ricardo Franzoi, que exerce a função até hoje.

A primeira subseção foi aberta em 1985, no Sindicato dos Bancários de Porto Alegre. Depois vieram: Federação dos Bancários, Petroquímicos de Triunfo, Federação do Ensino da Região Sul (Feteesul), Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), sindicatos dos Trabalhadores de Assessoria e Perícias de Porto Alegre, Telecomunicações e Comerciários.

O Escritório Regional do Rio Grande do Sul esteve sediado em diversas entidades sindicais, começou na Federação da Alimentação, passando para o Sindicato dos Eletricitários, Federação dos Comerciários, Sindicato dos Bancários e na Usina do Gasômetro/Espaço Cultural do Trabalho. Há 11 anos está no Sindicato dos Petroquímicos de Triunfo.

Clique aqui.

Ações do documento