Ferramentas Pessoais
Seções

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação





Página Inicial escritorios_regionais Escritórios Regionais

Escritórios Regionais

Escritório Regional de São Paulo


 

A nova direção técnica que assumiu o DIEESE em 1990, após a saída de Walter Barelli, estabeleceu um novo organograma para a instituição. A nova estrutura foi implementada em 1991.

 

Neste novo modelo de gestão foi criada a Secretaria de Atendimento Técnico, vinculada ao Escritório Nacional do DIEESE. As funções desta Secretaria eram organizar e atender as demandas dos sócios do estado de São Paulo e a dos estados aonde o DIEESE não possuía escritório regional.

 

Desde 1991 a 1996, a responsável por esta unidade foi Solange Sanches. A partir de 1997, José Silvestre Prado de Oliveira assumiu esta função. A Secretaria de Atendimento Técnico foi o embrião do Escritório Regional de São Paulo, criado em 2004, quando Clemente Ganz Lúcio assumiu a direção técnica do órgão. Silvestre, que já coordenava o atendimento técnico, tornou-se supervisor técnico do Escritório de São Paulo.

 

Diferentemente dos demais escritórios regionais, São Paulo não possui uma direção sindical regional, papel que é assumido pela Direção Executiva do DIEESE.

 

O ER São Paulo atende o maior número de sócios no Brasil, em torno de 100 entidades. Isto implica uma demanda muito grande por assessoria técnica, produção de trabalhos, realização de seminários, palestras, acompanhamento de negociações coletivas e representação institucional.

 

Assim como nas demais sedes regionais, as subseções existentes no estado de São Paulo são de responsabilidade do Escritório Regional. São 19 técnicos distribuídos em 14 subseções, nas seguintes entidades sindicais: Sindicato dos Bancários de SP, Sindsep (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias do Município de SP), Confederação Nacional dos Metalúrgicos, Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Instituições Financeiras), Sindicato dos. Metalúrgicos do ABC, Apeoesp (Sind. Professores do Ensino Oficial do Estado de SP), Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Secretaria Nacional dos Setores Químicos, Secretariado Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços, Contracs (Confederação dos Trabalhadores em Comércio e Serviços), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Alimentação e na Central Única dos Trabalhadores.

 

Clique aqui.

Ações do documento