Ferramentas Pessoais
Seções

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação





Anos 80

 

1981
Início da Pesquisa de Padrão de Vida e Emprego (PPVE), que se estende até 1983. O levantamento de dados sobre emprego e desemprego torna-se a base para a elaboração da metodologia de cálculo da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), que passa a ser divulgada em 1985.

1983
O DIEESE passa a divulgar, em seu boletim mensal, a seção “Linha de Produção”, dedicada a estudar questões relativas às novas tecnologias e seu impacto sobre os trabalhadores.

Criação da Escola do DIEESE, que começa a ministrar os primeiros cursos de formação sindical, no ano seguinte.

1984
Início da PED na Grande São Paulo, que avaliará o número real de desempregados e subempregados. A iniciativa é realizada por meio de parceira com a Fundação Seade e terá seus resultados divulgados no ano seguinte.

1986
Transferência do escritório nacional do DIEESE para o Parque da Água Branca, na Rua Ministro de Godói, em São Paulo (SP).

1986
Publicação do livro Trabalhador, Ciência e Tecnologia , em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia e o CNPq.

1986
Preparação, pelo DIEESE, de análise detalhada dos impactos dos planos econômicos Cruzado I e Cruzado II sobre a classe trabalhadora.

1987
Produção e distribuição de documentos aos sindicatos, que oferecem subsídios à participação dos trabalhadores na elaboração da nova Constituição Federal.

1987
O DIEESE recebe o Prêmio “Josué de Castro”, da UnB (Universidade de Brasília) e do Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição, pela contribuição, a partir de seus trabalhos, à luta contra a fome no Brasil.

1987
Criação da assessoria de imprensa do DIEESE.

1988
Participação na Assembléia Nacional Constituinte, assessorando o movimento sindical e prestando depoimentos em diversas subcomissões.

1989
Implantação de um sistema informatizado para o armazenamento das informações sobre os acordos coletivos nas empresas estatais.

1989
Realização de convênio com a Fundação Procon/Secretaria do Estado, para acompanhamento diário dos preços de uma cesta básica em São Paulo.

Ações do documento